terça-feira, 29 de setembro de 2009

Maior blogueiro da região dá coletiva ao 6° semestre de Jornalismo

Igor de Souza Pucci, 25 anos, formado em Ciências da Computação pelo THATHI-COC em Araçatuba, é pós-graduado em Economia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 2008. Não contente com um Pós, atualmente está fazendo outra Pós de Propaganda e Marketing, também na UEL. “Eu sei que as Pós que eu fiz, não têm nada a ver uma com a outra, mas eu gosto, e estou fazendo somente pelo aprendizado, não pelo currículo”, destaca Pucci.
Atualmente se destaca como blogueiro e só trabalha com isso. “Há dois anos surgiu à idéia de mexer com blog, e estou nisso até hoje, preciso retomar os meus outros projetos que tenho em mente, mas me acomodei”.
No começo ele visitava fóruns, e montou um site com cinqüenta fotos, que é o site www.perolasdoorkut.com.br, um site somente de fotos. No começo eram oito mil visitas diárias, depois de um tempo, passou a ser vinte mil visitas, e atualmente está com trinta mil visitas diárias.
“Eu queria ter o menos de trabalho possível, essa era a idéia, foi quando eu fiz o pérolas do Orkut. No começo eu ia procurando, mas depois o pessoal foi descobrindo e iam me mandando. Todas as fotos ficam armazenadas lá, até que alguém vem e pede para serem tiradas, como já aconteceu várias vezes”, lembra o blogueiro.
Hoje a renda de Pucci, é do blog e dos dois sites que ele tem um só de frases e pensamentos, www.webfrases.com, com frases famosas, e o outro de recados prontos para o Orkut, www.webrecados.com. “A renda é tirada através de afiliados, apenas anunciantes, e somente depois de seis, sete meses, que eu comecei a lucrar com isso. No começo dava para lucrar uns oito mil reais, mas com a crise contribuiu para o rendimento cair uns 60%”, conclui Igor.
Ele recebe em média cem emails por dia de fotos para serem postadas no blog, e desses cem emails, salvam uns dois, três, no máximo. Diariamente ele gasta 1h30, 2h, em frente ao computador, atualizando os sites, o seu quarto é o seu local de trabalho. Igor disse que lê todos os comentários antes de postá-lo no blog, para evitar confusões.
Igor atualiza seu blog diariamente, ele dividiu o blog em vinte categorias de fotos, e costuma colocar quatro fotos novas, em média ele recebe de sessenta a setenta comentários por fotos.
As duas fontes de conteúdo que Igor tinha eram seus emails (com fotos que o pessoal mandava) e as próprias comunidades do Orkut. Hoje seu público-alvo, ele acredita que seja os jovens.
Igor Pucci termina a coletiva de imprensa cedida ao 6° semestre de Jornalismo, dando dicas de como manter um blog. “O blogueiro precisa atualizar o blog sempre, diariamente se possível, ter sempre conteúdos inéditos, fazer comentários em outros blogs, e ter uma boa ferramenta de trabalho”.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CONTROLE ABSOLUTO

O filme "Controle Absoluto" (Eagle Eye) lançado em 2008, dirigido por D.J Caruso, conta a história de Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan), dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma voz feminina desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a voz misteriosa utiliza a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos e os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas.
Eles são escolhidos para prosseguir com um plano de acabar com a vida do presidente do país e demais autoridades, enquanto a situação se agrava, essas pessoas comuns tornam-se os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo.
Lutando por suas vidas, Jerry e Rachel viram brinquedos de um inimigo sem rosto que parece conseguir manipular tudo o que eles fazem.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estudante de Direito faz sucesso na internet

“Não quero fama com nada disso”, “Não sou famosa no youtube”, aos poucos Lúcia Pastorello começa a coletiva cedida ao pessoal do 6° semestre de Jornalismo do Unitoledo.
Lúcia Pastorello, 21 anos, estudante do 7° semestre de Direito do Unitoledo, é tímida, não trabalha, só estuda, mas revela uma “outra” identidade como ela mesma diz, quando grava seus vídeos e depois posta no youtube. É como se ela extravasasse, faz o que tem vontade de fazer, mas que não tem coragem de fazer na frente dos outros A estudante já pensou em ser atriz, mas diz que não largaria a faculdade de Direito agora, pois está no penúltimo ano e pretende concluir o curso, mas não para advogar e sim para prestar concursos da área. “Estou estudando muito para os concursos que quero prestar”.
Quando perguntamos de onde sai à inspiração, ela responde: “Do meu dia-a-dia, é o que eu vivo, quando eu vejo alguma novidade no youtube e acho interessante eu vou lá e gravo, coisas que gosto como filmes, músicas e danças eu também gravo”.
Lúcia já postou mais de 150 vídeos no site, alguns ela se arrependeu e deletou. No momento o vídeo mais visto com 213 mil acessos foi o do Pikachu, em seguida o do Senhor dos Anéis com 160 mil acessos. Dentre os vídeos mais acessados, Lúcia tem um vídeo onde ela imita um papagaio. “Gosto muito desse bicho e é o único que eu sei imitar, por isso decidi gravar, mas não ficou tão perfeito assim”, disse timidamente.
Pessoas de outros países assinam a conta de Lúcia no youtube, no momento ela tem mais de 400 inscritos. “Tenho muito mais amigos virtuais do que reais, mas sem dúvida nenhuma que a amizade olho no olho, ali perto, é mais importante do que via internet, mas com certeza me ajudou a ser mais desinibida”.
Quando perguntamos de novo se ela não tem medo que seus vídeos possam vir a atrapalhá-la futuramente como uma profissional do direito, a estudante disse que não porque não pretende advogar e sim prestar concursos da área. “Não tenho medo, não faço nenhuma apologia, nada do tipo preconceituoso, do tipo humor negro, então na minha concepção isso não me atrapalhará lá na frente não”.
Antigamente gravava dois vídeos por semana, agora sem tempo por causa da faculdade, ela só grava um vídeo por semana. Além de ensaiar peças de filmes e cantar músicas em seus vídeos, ela toca maravilhosamente bem violão. “Em 2007, fiz três meses de curso e o resto eu fui treinando sozinha mesmo”. Ela pensa em compor músicas para gravar e depois postá-las no youtube.
“Não tenho recursos para fazer vídeos, os meus a maioria é tudo sobre o dia-a-dia mesmo, a mensagem que eu tento passar para o público é que aproveite seu dia, faça coisas que você nunca fez”. Por mais que ela poste seus vídeos no youtube, ela não os coloca no Orkut, só no twitter.
Além do youtube, os sites mais freqüentados por ela são o twitter, Yahoo e Orkut, dentre outros.
“Ás vezes eu acho que é perda de tempo, porque eu não ganho nenhum dinheiro com isso, eu faço porque eu gosto mesmo, é uma terapia para mim”, conclui Lúcia Pastorello.